segunda-feira, 7 de março de 2011

A beleza está no prato: é só acertar nas escolhas

O famoso e disputado “mercado da beleza” cresce cada dia mais, a busca por uma pele bonita, cabelos hidratados e pelo corpo tão sonhado, faz com que as pessoas percam-se em meio a tantos produtos.

É importante saber que somente o uso de produtos não basta! A alimentação tem forte e decisiva participação nesta caminhada rumo à beleza saudável.

O segredo de um corpo belo e saudável está na escolha da dieta, ou seja, dos alimentos que comemos.

Não colocando os cosméticos de lado, você pode e deve somar forças à eficiência da tecnologia, preocupando-se com a beleza que vem dos bons hábitos alimentares. Assim os resultados serão ainda mais notáveis e duradouros.

BELEZA SEM PRAZO DE VALIDADE

Boa vontade e disciplina constituem duas práticas pessoais essenciais para se adquirir um estilo de vida saudável.

Nada acontece da noite para o dia, as mudanças só começam a fazer sentido e dar resultados quando estamos realmente empenhados.

A qualidade de vida, a alegria de viver, o acto de sorrir independente da situação que esteja vivenciando e o desenvolvimento da capacidade de amar e se deixar amar, são tão importantes quanto somente ter uma boa alimentação.

Já dizia o ditado “a real beleza é aquela que vem de dentro”, por isso faça uma aliança entre alimentação saudável e uma vida feliz, assim a beleza sempre estará presente!

Uma alimentação equilibrada, um dia-a-dia tranquilo e a prática de exercício físico constituem um tripé fundamental para a vitalidade corporal.

Onde encontra-se a beleza?

. Vitamina A – Ação antioxidante, restauradora de novos tecidos e também auxilia no tratamento da acne. Fontes: fígado, gema de ovo, iogurte, leite e derivados desnatados;

.Vitamina C - Atua na proteção da ação dos raios ultravioleta. Fontes: laranja, acerola, morango, goiaba, abacaxi e tangerina;

. Selênio - Age como antioxidante protegendo as células dos radicais livres e auxiliando na firmeza dos tecidos. Fontes: grãos integrais, peixes e castanha do Pará;

. Zinco - Atua aumentando a ação de enzimas que combatem os radicais livres e fortalece o sistema imunológico. Fontes: leite e iogurte, carnes e grãos;

. Ômega 3 - Age melhorando as reações inflamatórias e protegendo os vasos sanguíneos. Fontes: salmão, bacalhau, sardinha, atum e sementes de linhaça. (FONTE)

--> E mais:

Soja contra pés e calcanhares rachados

O problema é um alerta do corpo de que há aumento de fungos. Para combatê-los, coma alimentos ricos em biotina (vitamina H), como fígado, soja (grão, tofu, missô ou proteína texturizada) e gema de ovo. A vitamina também é produzida pelas bactérias do bem que se alojam no intestino. Sua carência está ligada à furunculose, seborréia, eczema e aumento dos fungos no corpo. Para dar uma forcinha à hidratação da pele nessa região, não se esqueça ainda de massagear os pés com óleo de linhaça.

Quinua contra olheira

Ela não é apenas reflexo de noites maldormidas. Pode ser o resultado de alergia a determinados alimentos ou os rins que não funcionam a todo o vapor. Capriche no consumo da quinua, cereal de origem boliviana com alto valor nutritivo (à venda nas lojas de produtos naturais). Riquíssimo em proteínas ¬contém mais do que a maioria dos vegetais por isso foi apontada como “alimento perfeito” pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agricultura e Alimentação. Além disso, é boa fonte de fitoestrógenos, que estimulam o trabalho dos rins e ajudam a manter os níveis de hormônios equilibrados. Reforce o consumo de trigo integral, feijão, soja e brotos, que também têm fitoestrógenos em abundância.

Castanha para vasinhos

Varizes e vasinhos podem indicar deficiências nutricionais ou congestão do fígado. Reforce as doses de vitamina E, presente nas castanhas, abacate e amêndoas. Como são ricos em selênio, importante antioxidante, esses alimentos diminuem o colesterol ruim e melhoram a circulação sanguínea. Evite roupas apertadas, faça muito exercício e dê adeus ao cigarro.

Sementes para unhas quebradiças

Quando elas estão quebradiças ou esbranquiçadas, é um alerta do organismo para carência de cálcio, zinco e magnésio. Recorra a sementes de abóbora e girassol (sem casca) e a brócolis, couve-de-bruxelas, lentilha, repolho, carnes magras, feijões, cereais integrais. Boas fontes desses minerais, eles fortalecem as unhas e as deixam mais bonitas e resistentes.

Melancia contra a gordura localizada

O problema pode ser hereditário ou consequência de hormônios desregulados, sedentarismo ou aumento de peso. Para combatê-la, reforce a alimentação com melancia e abacaxi: diuréticas, essas frutas ajudam a eliminar as toxinas do organismo. Invista também em verduras, cereais integrais e muita água. Aumentando a ingestão de fibras, o intestino funciona melhor e a saciedade aumenta. Fuja de fritura, pão e arroz brancos, pratos gordurosos, refrigerante e doce, alimentos para os adipócitos, as malignas células de gordura que, nas mulheres, tendem a se concetrar nos quadris e abdômen. Evite o sal, que retém líquidos e causa inchaço.

Rúcula contra lábios rachados

Sabe aquelas fissuras ao redor dos lábios ou no canto da boca? São consequência da falta de vitamina B2. Recorra aos vegetais de folhas verde-escuras (rúcula, almeirão, couve, escarola), amêndoa crua e gérmen de trigo.

Salmão contra flacidez

As causas podem ser herança genética, falta de exercício, excesso de peso e até má postura. Exercitar-se é fundamental — e a boa notícia é que existem alimentos que podem dar uma forcinha. Aposte em uma dieta rica em proteína magra para estimular a produção de colágeno: atum, salmão, ovo, peito de peru ou frango, queijo cottage, iogurte desnatado. Mas evite bacon, presunto e manteiga, que são ricos em gordura de origem animal e aumentam o colesterol ruim, entopem as artérias e prejudicam a circulação. Consequência: retenção de líquido e acúmulo de gordura e flacidez nos quadris e abdômen.

Chá de bardana contra a celulite

A retenção de líquido, as alterações hormonais, a vida sedentária e a alimentação inadequada podem desencadear ou agravar o problema. Para amenizá-lo, diminua sal (que retém líquido e causa inchaço), gordura, açúcar, café e álcool (que intoxicam o organismo). Abuse da água, sucos e chás desintoxicantes, como o de bardana (raiz encontrada nas feiras). Aumente a ingestão de pão e macarrão integrais, aveia, farelo de trigo, frutas com casca e bagaço. Ricos em fibras, eles diminuem o colesterol, aumentam a saciedade, melhoram o funcionamento intestinal e varrem as toxinas do organismo.

Frutos do mar para a pele que descama

A causa pode ser carência de zinco (encontrado em frutos do mar e carne vermelha) ou das vitaminas C e E. Coma todos os dias vegetais verde-escuros, como couve, agrião, rúcula e escarola (fontes de vitamina C), um punhado de castanhas e tempere a salada com azeite extravirgem (fontes de vitamina E). Aproveite também para consumir sem culpa vitamina A (cenoura, mamão, tomate, manga e abóbora) e a D (queijo branco e iogurte desnatado), que ajudam a manter a pele viçosa. Uma dica valiosa é tomar dez minutos de sol diariamente, de preferência antes das 10 horas e depois das 16 horas.

Ovo para um cabelo bonito

Como os fios são formados basicamente de proteína (queratina), para mantê-los saudáveis é importante ingerir boas fontes protéicas: ovo, carne magra, iogurte desnatado, queijo branco, leguminosas (feijão, soja) e grãos integrais. Se estiver perdendo cabelo, as causas podem ser hormonais ou falta de ferro, cálcio, potássio e vitamina B6. Contra-ataque com fontes desses nutrientes: brócolis, nozes, feijão, banana e aveia. Para deixá-los bonitos e brilhantes, recorra aos sais minerais contidos nas algas e às proteínas dos brotos, cereais e sementes. (FONTE)

"A verdadeira beleza é uma associação de tudo aquilo que dá sentido à nossa vida, que nos faz feliz!"

FOTINHOS:

Euzinha

A manicure que fiz no sábado.

Rosinha lindo e uns brilhantes em apenas 2 unhas.

Alguns produtinhos que usei!

- Óptima semaninha para todas/os que passam aqui no meu bloguinho....
Beijinhos

32 comentários:

* Patrícia * disse...

Ola

Boas dicas ;)

beijinhos

Cíntia Pandolfi disse...

Gostei de saber que salmão combate a flaxidez.
nossa eu não disse nem oi! perdão, OI! amei seu blog, e obrigada por visitar o meu, também estive nos 66kl e hoje estou com 59,5kl, foi um ano para perder, pois engordava e amagrecia por relaxo, mas agora o negocio está mais serio, disse pra mim mesma o vai ou vai! não vai rachar não! só com muita determinação que conseguimos o que queremos. Seus posts são muito bem instrutivos.

beijão

aprendizdecostura

Anónimo disse...

Quando vi seu bloguinho, eu fiquei louca. Ele é tão bonitinho. Visita e segue o meu. Estou seguindo o seu.

Dani disse...

Oi flor!!

ótimo post viu?

Suas unhas ficaram lindas!!!

Ótima semana pra ti tb ;D

bjinhus

Rose Light disse...

Oi Linda! Adorei seu post, todas as dicas sobre boa alimetação são sempre bem vindas! Adorei as unhas!
Beijinhos e boa semana!

Maria Angélica disse...

Linda!! Adorei cada dica sua nesse post... sempre bom saber sobre os que se come... mas beleza vem de dentro mesmo... vem do coração... nós só temos que cuidar pra que isso seja ainda melhor! Bjs

Thássia S. disse...

Adorei as dicas mas a do salmao é m-a-r-a!!! bjkss

Alex disse...

Bom post!!!

Achei piada às unhas :)

Beijinhos e boa semana!

Unknown disse...

Feliz dia da mulher. jinhos carinhosos
adorei o verniz onde compraste??? achei lindo.

Anónimo disse...

adorei as suas unhas e as dicas :D Bom dia da mulher beijinho grande*

❤ Verinha - Febre de Esmalte disse...

Olá...

Estou retribuindo sua visita!!
Adorei seu blog, e as dicas desse post são ótimas, gostei mesmo!!!

Sua escolha para esmaltação tb me agradou muito...

estou seguindo!!!

Beijos
Verinha
http://febredeesmalte.blogspot.com/

Anónimo disse...

Adorei o esmaltinho nas unhas!! Ficou tão delicado!! :D
as dicas são otimas!!
Super beijo! e otimo dia!

Anónimo disse...

Notei que além do meu blog, vc comenta em outros. Mas quando vc comenta no meu bloguinho, seus comentários ficam mais lindos!
Portanto, comente no meu cantinho a vontade, totalmente sem restrição. Comentar lá não engorda. vc emagrece!!!
Beijinhos!

Arte e Design disse...

Olá!!!
Passei aqui para conhecer o seu cantinho e deixar um beijinho.
Adorei tudo!!!!!


Beijos da Ana

Drika disse...

Adorei as dicas de alimentação, só não como peixes nem carnes, por isso preciso repor essas proteínas que podem ser encontradas em ovos, soja, quinua, etc.FELIZ DIA DAS MULHERES!!!Bjs

Tássia Brandão disse...

Wow flor obrigada pelo carinho!
Qdo quiser aparecer com um postinho lá no blog é só enviar viu? Adorei esse post...pena que aki no Brasil nem tudo se acha fácil!


bjOOOO

http://addictgirls.com

NEUSINHA BROTTO disse...

adorei blog flor
venha conhecer meu cantinho
mundodaneusinhabrotto.blogspot.com
bjus

Unknown disse...

Oi, amiga! Estou passando pra desejar um Feliz dia da mulher. Curta os últimos momentos do carnaval. Bjs e boa semana light.

Ana Carolina disse...

Oi, flor! Obrigada pela visita e pelo carinho. Também já vou te seguir para passar por aqui muitas outras vezes. Afinal, um corpinho perfeito é tudo que eu quero! E quem não quer, né? rsrs Bjooooo!

Dany (Toka Brasil) disse...

Oiii!
Tava passeando pela blogosfera da moda e achei seu blog. Quanta coisa legal aqui e quanto bom gosto vc tem! Parabéns menina.
Estou te seguindo pra poder voltar e conferir suas novidades.
Um beijo enorme pra vc.
Twitter: @tokabrasil
Blog:www.blogtokabrasil.com.br

Tatha Talitha disse...

que graça que ficou a sua unha...adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...

Menina, esse artigo que c colocou está um maximo, ainda não li tudo...mais copio no computador e leio depois, pq me interessa muito

bjoka :*

Maria Tereza disse...

lindaaa, tô seguindo o blog pelo bloglovin'

bjos

minutodemoda.blogspot.com

Banalidades a qualquer hora disse...

Como sempre, muito bom.
Gostei das informações.
O chá de bardana é que não sei onde encontrar.
Não costumo ir ás feiras.

Beijos.
Elsa

.lívia. disse...

oi flor! mt obrigada por ter visitado meu blog! tbm adorei por aqui, suas dicas são ótimas! amei esse esmalte q vc está usando, esse brilhinho ficou MUITO lindo!! te espero sempre no tofu ;**

www.tofucolorido.blogspot.com

LEILA DINIZ ADVOGADA INQUIETA (♥clique aqui♥) disse...

. Dicas ótimas, esmalte muito bem aplicado, lindo demais. Fotos adorei.
. Hj fiz minha melhor postagem desde que entrei p/a blogosfera light, iria amar sua opinião se tivesse um tempinho livre para ler.
. Comentário do celular, assim, quase sempre será curtinho, risos.
. Beijinhos mil.
. Tenha uma excelente continuação de final de semana prolongado.
. Fique com DEUS, vc e toda sua família e amigos queridos, quando estamos em paz com os nossos e com Ele conseguimos ser mais felizes.
. http://augusta-emagrecendo.blogspot.com.
. augusta.contato@gmail.com

kecia disse...

Olá, só agora estou retribuindo sua visita é bom saber qe mesmo afastada as pessoas lembram,mais agora retornei ao meu cantinho não posso viver sem ele;

Espero que vc apareça mais vezes


Beijos!!

Teca disse...

Preciso me alimentar melhor!
Amei as unhas!
Bjo

Denise Silva disse...

Olá vim conhecer o seu blog e amei.
Aqui tem ótimas dicas, heim!
Já estou seguindo.
Quero convidar vc a conhecer o meu blog de variedades.
http://variedadescomdenisesilva.blogspot.com
Bjs e aguardo sua visita.
Denise

Carla disse...

Muito legal as dicas! Não sabia de muita coisa!

Adorei as unhas =)

Beijinhos

Anónimo disse...

oi flor,obgada pela visita no meu blog :)
estou te seguindo!
volte sempre q quiser ..
bjos

Suzane Módena
vaidadepink.blogspot.com

Close Up! disse...

Ficou verdadeiramente giro!!

Unknown disse...

Olá, adorei o resultado da manicure. Parabéns! :)
Bjinhos